B. B. King – Live in Cook County Jail

Para o primeiro post do Mojo Machine eu sei que teria de escolher, dentre tantos nomes icônicos, um que representasse toda a catarse que o blues pode trazer para o ouvinte, e talvez não haja ninguém melhor para isso do que Riley B. King ou simplesmente B. B. King: o homem que há mais de seis décadas começou a gravar canções e assim transformou a mais abstrata das artes em algo concreto porém volátil como lágrimas e suor.

Em 1970 King já era tido como um dos maiores nomes do blues (e da música pop) de todos os tempos e também possuía uma vasta discografia para um artista relativamente tão novo (o que era comum naqueles tempos, pois a maioria dos artistas chegava a gravar um álbum a cada seis meses e hoje, com todo essa tecnologia a disposição, tem nego que diz ter gastado cinco anos pra gravar sua grande obra-prima) e Live in Cook County Jail era sua terceira gravação ao vivo. Sim, gravado ao vivo de uma penitenciária. Para a grande maioria dos fãs do estilo este disco de tiro curto (apenas oito faixas) fica atrás na lista de perfomances ao vivo de B. B. King somente de Live at the Regal, lançado em 1965.

Tocando para uma platéia que estava em êxtase pela presença de um ídolo de tal envergadura naquele ambiente aparentemente hostil, B. B. King começa o disco apresentando a única mulher que sempre esteve ao seu lado desde desde 1949 – Lucille – sua inseparável guitarra Gibson. Ao longo dos quase trinta e nove minutos o célebre guitarrista destila versões de clássicos como How Blues Can You Get? (repare a empolgação dos detentos ao final desta), Please Accept My Love e a mais emocionante versão ao vivo já gravada para The Thrill Is Gone, o maior hit do músico nas paradas americanas até hoje.

Ficha Técnica: Live In Cook County Jail

Lançado em 1971 pela MCA.

Gravado em 10 de setembro de 1970, na penitenciária de Cook County em Chicago, Illinois.

Produzido por Bill Szymcyk (que posteriormente ficaria mais reconhecido por seus trabalhos com o Eagles ao longo da década de 70).

Duração: 38:47

Track listing:

1. "Introductions" – 1:50
2. "Every Day I Have the Blues" (Memphis Slim) – 1:43
3. "How Blue Can You Get?" (Feather) – 5:09
4. "Worry, Worry" (Davis, Jules Taub) – 9:57
5. Medley: "3 O'Clock Blues", "Darlin' You Know I Love You" – 6:15
6. "Sweet Sixteen" (Joe Josea, King) – 4:20
7. "The Thrill Is Gone" (Darnell, Roy Hawkins) – 5:31
8. "Please Accept My Love" (King, Sam Ling) – 4:02

Download: http://www.mediafire.com/?5c1h9b9l6c8yp5x

Para encerrar gostaria de agradecer a Paola Benevides, responsável pela template do blog que estará visível por aqui em breve. Sou grato também ao Fernando Moretti, baixista da Dama Raposa e que como manja do riscado, colaborará com alguns textos. Obrigado também ao Victor, amigo de longa data e que manda um monte de dica de som foda pra mim, além das histórias de bebedeira e mulheres que a gente tem pra contar. Agradeço também a Silvana, a garota de olhos grandes e amendoados que me leêm de forma transparente como vidro e que sempre pega no meu pé pra que eu escreva sobre qualquer coisa.

Got your mojo working!

Uma resposta para “B. B. King – Live in Cook County Jail

Deixe um comentário